terça-feira, 11 de novembro de 2014

PROJETO DO ANO DE 2014-ERIVAN FRANÇA

PROJETO DO ANO DE 2014

Título: "INTEGRANDO-SE NA VIDA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA"
Professor mediador de Arte/Ensino de Teatro  Max Daniel Alves Bezerra
Telefone: 8758-9151
Escola Municipal Jornalista Erivan França/Natal
Séries abrangentes: 4º e 5º anos
Número de alunos participantes: 30


Os resultados foram surpreendentes e satisfatórios. As estratégias utilizadas foram de imediato aceitas pelos alunos participantes. Antes das realizações de qualquer encenação foram introduzidas previamente oficinas de alongamento, relaxamento, concentração, corpo, voz, expressão corporal, maquiagem, música, dança, figurino, cenário e adereços.
Depois destas oficinas de introdução inicial, começamos a escrever e decorar textos prontos ou criados por eles mesmos com o objetivo de serem apresentados para outros alunos e comunidade escolar.

O projeto teve início logo nos primeiros dias do ano de 2014, contando com 30 alunos fixos, abrangendo os 4º e 5º anos. Procuramos seguir o calendário letivo focando  as datas comemorativas, entretanto,  sempre seguindo as orientações da direção e da equipe pedagógica em se tratando das mostras deste trabalho para alunos e comunidade escolar.

O desenvolvimento e  o processo deste trabalho não limitou só ao horário determinado, pois abrangeu as salas de aulas de outros professores, como também ultrapassou as fronteiras da Escola culminando com a apresentação na MARCO no dia 24 de outubro de 2014.

A dificuldade primordial sempre foi um local específico e adequado para este tipo de prática que nunca teve,  como também a falta de estrutura em relação ao  sistema de som, a maquiagem, a adereços, ao material para cenário, a tecidos de roupas para a confecção de figurinos e a inclusão digital com computadores no que diz respeito a pesquisas relacionadas aos temas propostos.

Algumas imagens:
 

Início de tudo: oficinas de corpo e voz
Expressão corporal
Alongamento; expressão corporal e conhecimento do espaço cênico
Ensaio 1
Ensaio 2
Marcação 1: preparativos para a MARCO (24/10/2014)
Marcação 2: preparativos para a MARCO (24/10/2014)
Marcação 3: preparativos para a MARCO (24/10/2014)
Depois da apresentação na MARCO do Espetáculo "João Grilo e Chicó em busca da cidade encantada", a Secretária de Educação de Natal veio parabenizar o trabalho da Escola Municipal Jornalista Erivan França.
Apresentação do espetáculo "João Grilo e Chicó em busca do xaxado da cidade encantada" no evento "Primavera Literária" no pátio da escola (08/11/2014)
Professor de Arte/Ensino de Teatro Max Daniel Alves Bezerra falando da relevante importância literária do dramaturgo Ariano Suassuna no evento "Primavera Literária" (08/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário