domingo, 19 de maio de 2013

ALGUNS RECURSOS DA ENCENAÇÃO

Espaço cênico
Cenário

Adereços
Máscara
Improvisação


Imagem do espetáculo "Brincantes e seres lendários anunciam o Messias" apresentado no dia 30 de novembro de 2012 no período da manhã na Escola Municipal Professor Herly Parente pelos alunos dos 5º anos do turno matutino.
O espetáculo "Brincantes e seres lendários anunciam o Messias" teve a direção do professor de Arte/Ensino de Teatro Max Daniel.


ESPAÇO CÊNICO: É o local onde acontecem as cenas e onde ficam o cenário e os atores. Durante os ensaios antes da estréia de qualquer espetáculo,  é comum ver neste espaço cênico  a atuação do diretor, do assistente de direção, do iluminador, do sonoplasta, do maquiador, do figurinista ou do coreógrafo se houver necessidade.

CENÁRIO: É o conjunto dos objetos colocados no palco e dos efeitos para se representar um  lugar, o tempo da história, o horário (se é dia ou noite)  e a atmosfera onde ocorrem as cenas.

ADEREÇOS: São objetos cênicos, enfeites e adornos (exceto os cenários), que os atores usam ou manipulam durante o espetáculo.

A MÁSCARA: É um recurso universalmente utilizado para se ocultar o rosto ou parte dele, para ampliar e exagerar a expressão da  personagem apresentada pelo ator e atriz. Em geral a máscara é feita com papel, madeira, argila, plástico  ou ainda pode ser pintada diretamente no rosto.

A IMPROVISAÇÃO: É um recurso muito utilizado no teatro para a realização de oficinas e aulas na Escola. A improvisação é utilizada  também na leitura de textos e nas encenações  dos  grupos de teatro  amador e profissionais, principalmente quando se esquece falas nos diálogos. Quando se dá um “branco” (esquece), linguagem utilizada no  meio teatral.

Atividade:

01.) O que é espaço cênico?


02.) O que é cenário ?


03.) O que são adereços?



04.)Coloque V ou F:
      (    )A máscara é o endereço do ator
      (    )A improvisação é uma arte marcial
      (    )A máscara é recurso utilizado para ocultar o rosto do ator
    (   )A improvisação é um meio utilizado para oficinas teatrais e aulas na Escola



05.) Relacione numerando  corretamente:
              ( 1 )Espaço cênico
              ( 2 )Adereços
              ( 3 )Cenário
              ( 4 )Máscara


(    )É feita feita de papel, de madeira, de plástico  ou argila 
(    )Conjunto de objetos colocados no palco para se apresentar um lugar e o seu tempo
(    )Local onde acontecem as cenas
(    )Objetos cênicos, enfeites e adornos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário