domingo, 27 de outubro de 2013

TEATRO ÉPICO


Peça teatral do Teatro Épico "BABEL DE MESSALINAS"


 Bertolt Brecht foi responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico, uma das grandes teorias de interpretação do século xx.


Teatro Épico

O conceito de teatro épico diz respeito a um teatro didático que procura um 
"distanciamento" entre personagem espectador para que este seja capaz de
 refletir e 
aprender a lição social proposta. 

Bertolt  Brecht era alemão e além de dramaturgo, poeta e diretor  foi  o responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico por volta de 1926, uma das grandes teorias de interpretação do século xx.
Ele nasceu em 1898 e morreu em 1956.

O teatro épico  procura  fazer com que através de suas apresentações   o  público passe a refletir sobre o que vê e ouve e tenha a sua própria opinião crítica.

O espectador nestas encenações é provocado a refletir tendo   uma visão crítica daquilo  que está  sendo apresentado. 

Enquanto teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção, no teatro 
épico o "distanciamento"   permite  o envolvimento do espectador no julgamento da
 sociedade dando-lhe a condição de perceber melhor todas as formas de injustiças e opressões e ter a sua própria opinião formada .

De acordo com Brecht, o teatro épico é um drama narrativo que nos oferece
uma análise 
crítica da sociedade,procurando mostrar a realidade em vez de a representar,
 para levar o 
espectador a reagir criticamente e a tomar posição.


Atividade:

o1.)Qual o conceito de Teatro Épico?

02.)Quem foi o responsável por aprofundar o método de interpretação do Teatro Épico?

03.)O que o Teatro Épico procura fazer através de suas apresentações para o público?

04.)O que o espectador através destas encenações é provocado?

05.)De acordo com Brecht o que o Teatro Épico leva o espectador?



06.)Marque V ou F:

(     )O  "distanciamento"  envolve o espectador no julgamento da sociedade
(     )No teatro épico o espectador chora o tempo todo
(     )Bertolt  Brecht era inglês e músico
(     ) O teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção




07.)Numere corretamente:

( 1 )Bertolt  Brecht
( 2 )teatro épico 
( 3 )ano em que Bertolt Brecht nasceu
( 4 )1956


(     )1898
(     )ano em que Bertolt Brecht  morreu
(     ) responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico 
(     )drama narrativo que nos oferece uma análise crítica da sociedade



3 comentários:

  1. o1.)Teatro narrativo que desobedece as leis aristotélicas, -ao deslocar tempo e espaço-; a fim de causar uma reflexão no público, acerca do que vivem. seria um sinônimo de Teatro políco, já que este é uma vertente do Teatro Épico por, se não me engano, Augusto Boal.

    02.)Quem foi o responsável por aprofundar o método de interpretação do Teatro Épico?

    03.)Procura causar uma reflexão

    04.)O que o espectador através destas encenações é provocado?

    05.)De acordo com Brecht o que o Teatro Épico leva o espectador?



    06.)Marque V ou F:

    ( f )O "distanciamento" envolve o espectador no julgamento da sociedade (penso que a palavra não é julgamento, mas sim reflexão)
    ( f )No teatro épico o espectador chora o tempo todo
    ( f )Bertolt Brecht era inglês e músico
    ( v ) O teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção


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  2. 1) o Teatro épico é uma representação teatral narrativa, a qual é contrária as leis tepo espacial, de Aristóteles; desse modo, cabe ainda a sua definição, ao meu ver, tanto como um Teatro reflexivo, bem como sintético de formas teatrais anteriores, a saber de características a favor das ações líricas, dramáticas e Renacentistas, em alguns aspectos.

    Inf. Adicionais: Ele foi construído inicialmente por Piscator, propulsor do Teatro Político; a partir de então, Meyrehold fundamenta-se nele, para aproximar o público dos atores, na modulação física do espaço e, com a implementação de personagens de várias classes socias, dentro da cena. Uma outra vertente deste teatro seria a de Boal, com o "Teatro do oprimido", no qual o público pode opinar sobre a cena .Por fim, Boal, o estudioso que mais aprofundou-se sobre teatro Épico; com ele, é possível notar características de cenas, voltadas o jogo de tese/antítese/síntese; junto a isso, o teatro não catártico e, não grandioso, isto é, sem brilhos, fadas, coisas que voam na cena, apenas a história que precisa ser contada.

    2. Bertold Brech

    3. Procura fazer com que os espectadores reflitam e aprendam a ser críticos diante da atual situação política social. 4. Para tanto, no espectador é provocado um argumento, uma opinião sobre o que ele assistiu. 5. Assim sendo, de acordo com Brecht, o espector seria levado a criticar as situações de opressão dentro da sociedade, no ponto de vista de cada um.

    06.)Marque V ou F:

    ( v)O "distanciamento" envolve o espectador no julgamento da sociedade
    ( f)No teatro épico o espectador chora o tempo todo
    ( f )Bertolt Brecht era inglês e músico
    ( v ) O teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção

    Na minha opinião a primeira alternativa é falsa, pq a intenção do teatro épico não é fazer o público julgar a sociedade, mas refletir sobre o que acontece para que possa pensar o que ele poderia fazer, no lugar que ele está como ser humano.

    07.)Numere corretamente:

    ( 1 )Bertolt Brecht
    ( 2 )teatro épico
    ( 3 )ano em que Bertolt Brecht nasceu
    ( 4 )1956


    ( 3 )1898
    ( 4 )ano em que Bertolt Brecht morreu
    ( 1 ) responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico
    ( 2)drama narrativo que nos oferece uma análise crítica da sociedade

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