PROJETO PARA O ANO DE 2015
Título: "INTEGRANDO-SE NA VIDA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA"
Professor mediador de Arte/Ensino de Teatro Max Daniel Alves Bezerra
Telefone: 8758-9151
Escola Municipal Jornalista Erivan França/Natal
Séries abrangentes: 4º e 5º anos
Número de alunos participantes: 30
Carga horária na escola: 10 horas
Carga horária destinada ao projeto: 02 horas
Carga horária na escola: 10 horas
Carga horária destinada ao projeto: 02 horas
1. APRESENTAÇÃO
Como professor de Arte/Ensino de Teatro da Rede Municipal de Educação de Natal e, lotado na Escola Jornalista Erivan França pretendo com o Projeto; "INTEGRANDO-SE NA VIDA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA", servir como agente cultural para que o aluno através do aprendizado teatral na Escola, possa se socializar aprendendo e ensinando com os seus parceiros, como também com o educador, formas de se tornar um cidadão participativo; interativo; crítico; formador de opiniões respeitando as inúmeras diversidades culturais do ser humano na sua comunidade escolar, e em outras comunidades, permeando hábitos saudáveis e artísticos.
2. JUSTIFICATIVA
O Teatro na Escola tem uma
importância fundamental na educação e no processo de formação da criança. Ele
permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos,
a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário, a
imaginação, a percepção, a emoção, a intuição e o raciocínio rápido e lógico.
Através do teatro, o
professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento
individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao
educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico
3.OBJETIVOS
Ampliar a ação formadora social da Escola, além de fortalecer sua formação intelectual para, especialmente, possamos melhorar a interação social do aluno através de procedimentos lúdicos dos jogos teatrais a fim de que no ambiente multicultural da Escola pública ocorram interações entre sujeitos de diferentes classes e grupos sociais e lhes seja dada a oportunidade da prática da tolerância no confronto de valores éticos, linguísticos, morais, religiosos, econômicos e sociais distintos, como:
Objetivos específicos:
a. Elevar o nível geral de aprovação;
b. Reduzir o índice de evasão;
c. Estabelecer estratégias para a aquisição e formação de hábitos e atitudes/valores;
d. Viabilizar maior espaço lúdico no ambiente escolar;
e. Oportunizar aos alunos atividades que elevem hábitos culturais relevantes;
f. Promover mecanismos que integrem efetivamente o aluno na escola;
g. Reduzir a indisciplina no ambiente escolar.
4.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
***A origem do teatro no
mundo;
***Teatro na Grécia antiga;
****Atores e protagonistas;
***Teatro na Grécia antiga;
****Atores e protagonistas;
***Tragédia, comédia e
Sátira;
***Linguagem cênica;
***Linguagem teatral;
***Corpo e voz;
***Linguagem cênica;
***Linguagem teatral;
***Corpo e voz;
***Mímica a Arte do
Silêncio
***Texto Teatral-Drama-Narrador;
***Texto Teatral-Drama-Narrador;
***O Circo;
***Sonoplastia-Sonoplasta-Iluminação-Iluminador
***Texto e dramaturgo;
***Ator e personagem;***Texto e dramaturgo;
***O ato e a cena;
***Espetáculo, dramaturgia, interpretação e marcação;
***O roteiro;
***O teatro no contexto local;
***O monólogo;***O diálogo;
***A representação grupal;***O teatro no contexto local;
***O monólogo;***O diálogo;
***Teatro folclórico:
pastoril, Boi Calemba, Bambelô, Congos de Saiote, Fandanfo, Coco de Roda,
Capoeira, Maculelê, Xaxado etc.;
***Literatura de Cordel;
***Musical;***Ópera;
***Teatro de Sombras;
***Teatro Invisível;
***Teatro Épico;***Musical;***Ópera;
***Teatro de Sombras;
***Teatro Invisível;
***Teatro da Improvisação;
***Comédia Stand-up;
***Teatro Surreal;
***Teatro Lambe-Lambe;
***Jogral/Encenação/Milagres/Mistérios;
***Teatro Contemporâneo.
5.METODOLOGIA
a) Concentração, relaxamento e alongamento do corpo;
b) Desenvolver
através dos jogos a atenção, a observação, a improvisação, o raciocínio rápido e lógico,
etc.;
c) Reconhecer e
utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação
dramática;
d) Estimular a improvisação a partir de estímulos diversos
(temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos; objetos, máscaras, situações
físicas, imagens e sons);
e) Pesquisa e a
elaboração e utilização de cenário,
figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som;
f) Pesquisa,
elaboração e utilização de máscaras, bonecos e de outros modos de apresentação
teatral;
g) Explorar as
competências corporais e de criação dramática;
h) Reconhecer e
integrar-se com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral
procurando inserir nas aulas a prática diária da leitura através de poesias,
frases e pequenos textos retirados de livros
de autores conhecidos do universo infantil;
i) Interação
ator-espectador na criação dramatizada;
j) Observar,
apreciar e analisar os trabalhos em teatro realizados pelos outros grupos;
k) Criar textos
e encenar com o grupo;
l) Compreender,
apreciar e analisar as diferentes manifestações dramatizadas do bairro, cidade
e região;
m) Pesquisa e
leitura de textos dramáticos e de fatos da história do teatro;
n) Utilização
de seminários;
o) Uso da
internet procurando nas suas diversas funções, a aprendizagem educativa;
p) Criar um
grupo de teatro formado por alunos da escola.
6.CRONOGRAMA
1ª etapa: oficinas preliminares
2ª etapa: texto escolhido para a culminância do projeto
3ª etapa: ensaios e preparativos para o espetáculo final
4ª etapa: divulgação do trabalho final
5ª etapa: apresentação do espetáculo
7.AVALIAÇÃO
Pretende-se avaliar se o
aluno desenvolve a capacidade de atenção, concentração, observação e a sua
capacidade de se organizar em grupo
ampliando as capacidades de ver e ouvir na interação com os seus colegas,
colaborando com respeito e solidariedade. Avalia-se também a pontualidade, a responsabilidade e o compromisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário