Mestre Sérvulo (in memorian) com o bambelô de São Gonçalo do amarante
Apresentação do bambelô de São Gonçalo do Amarante no Teatro Municipal Poti Cavalcanti
Bambelô é dançado em círculo
Bambelô é um folguedo comum da região Nordeste. 
Esta palavra Bambelô vem de zambê que significa tambor com que os dançarinos marcam o ritmo, nas rodas de coco ou bambelô.
Esta palavra Bambelô vem de zambê que significa tambor com que os dançarinos marcam o ritmo, nas rodas de coco ou bambelô.
Como manifestação folclórica,  podemos dizer que o bambelô é filho do coco e neto do batuque, que tudo são danças africanas tocados ao som de percussão. 
O canto que acompanha os números de dança, no bambelô, é ao estilo do coco ou embolada, e  o ritmo porém mais assemelhado ao do samba. Os versos do bambelô se compõem de um refrão fixo, que o coro de dançarinos responde, enquanto o solista improvisa ou repete velhas quadras, do cancioneiro popular brasileiro.
Em alguns bambelôs, o convite para substituição não é feito por umbigada mas por uma reverência com a cabeça ou batida de pé diante da pessoa escolhida.
O bambelô natalense é uma dança de roda, na qual os dançarinos cantam de mãos dadas, ou batem palmas, marcando o ritmo da dança, enquanto, no meio da roda, um deles se apresenta, exibindo suas virtuosidades
Em Natal é também conhecido como jongo-de-praia, coco-de-zambê e zambelô. É semelhante ao jongo, ao coco-de-roda, à punga.
Atividade:
01.) O que é Bambelô?
02.) O que significa a palavra zambê?
03.) Como manifestação folclórica, o que podemos dizer do Bambelô?
04.) Qual o  estilo    que acompanha os números de dança do bambelô?
05.) Em Natal, quais os nomes que o bambelô também é conhecido?
06.) Marque V ou F:
(    )Coco e batuque são danças africanas tocadas ao som de percussão
(     )O rítmo do bambelô é assemelhado ao samba
(     )A origem do bambelô  vem da Grécia antiga
(  )No bambelô o  solista improvisa ou repete velhas quadras do cancioneiro espanhol
07.)Numere corretamente:
(  1  )Os versos do bambelô
(  2  )Bambelô natalense 
(  3  )O solista 
(  4  )Em alguns bambelôs
(      )é uma dança de roda, na qual os dançarinos cantam de mãos dadas, ou batem palmas, marcando o ritmo da dança, enquanto, no meio da roda, um deles se apresenta, exibindo suas virtuosidades
(   )se compõem de um refrão fixo, que o coro de dançarinos responde, enquanto o solista improvisa ou repete velhas quadras, do cancioneiro popular brasileiro.
(      ) o convite para substituição não é feito por umbigada mas por uma reverência com a cabeça ou batida de pé diante da pessoa escolhida.
(      ) improvisa ou repete velhas quadras, do cancioneiro popular brasileiro.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário