sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TEATRO DE SOMBRAS

Teatro de Sombras é uma arte muita antiga que continua encantando jovens, adultos e principalmente as crianças 

Teatro de Sombras é uma arte muita antiga que continua encantando jovens, adultos e principalmente as crianças . 

A sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas.  
Na China o Teatro de Sombras surgiu por  por volta de 5.000 antes de Cristo. 
Nos dias de hoje esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito sucesso.

Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras que conta  que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou  a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.

Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.


ATIVIDADE:

Atividade:

01.)  O que é Teatro de Sombras?

02.) Qual a origem do Teatro de Sombras?


03.) Qual o País que surgiu o Teatro de Sombras?

04.) Quais as figuras que são projetadas sobre as paredes ou tela de linho durante as apresentações do Teatro de Sombras?


05.)Marque V ou F:
(      )Existe uma lenda francesa que fala da origem do Teatro de Sombras
(      )Diz uma lenda japonesa que no ano 121 depois de Cristo o imperador Wu Ti ordenou ao Mago do seu Reino a morte de uma bailarina
(      )Diz uma lenda Chinesa que no ano 121 depois de Cristo o imperador Wu Ti  ordenou ao Mago da Corte que ressuscitasse a sua bailarina favorita
(      )A origem do Teatro de Sombras começou na Pré-História



05.) RELACIONE CORRETAMENTE:
(  1  ) Retrata o surgimento do teatro de sombras
(  2  ) Imperador Chinês
(  3  ) Produziu  a silhueta de uma  bailarina
(  4  ) Instrumento tocado que fez surgir a sombra de uma bailarina


(      )Flauta
(      ) Mago da corte
(      ) Lenda chinesa
(      ) Wu Ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário